Grupo fraudulento que aplicava golpe em todo o país é alvo da Polícia Civil do Paraná
A Polícia Civil do Paraná deflagrou nesta terça-feira (30) a operação Fallen Fox, que visa desarticular uma organização criminosa especializada em aplicar golpes de falsos empréstimos. Estima-se que o grupo tenha causado cerca de R$ 3 milhões em prejuízos para vítimas em um ano.
A ação policial envolve a execução de 43 mandados de prisão e 36 mandados de busca e apreensão, além de medidas patrimoniais de bloqueio de bens, valores em contas bancárias e aplicações financeiras. As ações ocorrem simultaneamente em Curitiba e Araucária, no Paraná, além de cidades na Bahia, Piauí e Mato Grosso do Sul.
A organização criminosa criava anúncios falsos em plataformas online, nos quais criminosos se passavam por funcionários de instituições financeiras. Um dos criminosos recebia R$ 60 mil por mês pela criação dos anúncios fraudulentos. As vítimas eram atraídas por promessas de empréstimos com taxas de juros significativamente mais baixas que as do mercado.
Os depósitos eram feitos em contas de operadores financeiros, responsáveis pela movimentação do dinheiro e repasse aos líderes da organização. A organização utilizava o DDD 11 para simular uma localização em São Paulo, para tentar aumentar a credibilidade dos golpes. Os investigados na operação Fallen Fox responderão pelos crimes de estelionato, lavagem de dinheiro e associação criminosa.
Fonte: CATVE