Granizo e chuva preta: Mudanças climáticas atingem o Paraná

 Granizo e chuva preta: Mudanças climáticas atingem o Paraná

Foto: Jota Ribeiro

Na tarde desta quinta-feira (12), por volta das 16h, os moradores de Santo Antônio do Sudoeste foram surpreendidos por uma forte chuva de granizo. O céu rapidamente escureceu, anunciando a chegada da tempestade, que trouxe pedras de gelo que caíram intensamente na cidade. Segundo o Simepar, o aumento de nuvens na região oeste e sudoeste do Paraná causou chuvas pontuais, como a que atingiu o município.

A previsão para os próximos dias é de mais mudanças climáticas, com a possibilidade de um fenômeno chamado chuva preta. Entre sexta-feira (13) e sábado (14), uma frente fria deve atingir o Paraná, e há risco de que a precipitação venha acompanhada de fuligem e partículas de fumaça resultantes de queimadas, dando à chuva uma coloração escura. Regiões como o sudoeste, oeste e noroeste do estado estão entre as mais propensas a registrar esse fenômeno.

A chuva preta pode trazer consequências preocupantes, como a contaminação de água e alimentos expostos ao ar livre, devido à alta concentração de poluentes presentes na precipitação. Este fenômeno ocorre após períodos prolongados de seca, quando a chuva “lava” a atmosfera, carregando impurezas para o solo​.

Os moradores devem ficar atentos às atualizações meteorológicas, uma vez que novas pancadas de chuva são esperadas, e o fenômeno pode ocorrer principalmente entre a tarde de sexta e a manhã de sábado.

Redação Beltrão Agora

Notícia relacionada