Dois Vizinhos declara situação de emergência devido as enchentes causadas pelas fortes chuvas

 Dois Vizinhos declara situação de emergência devido as enchentes causadas pelas fortes chuvas

Foto: RCV FM

As chuvas que caíram nas últimas horas têm afetado vários municípios da região Sudoeste. Dois Vizinhos é um dos deles. Só nas últimas 24 horas, a precipitação pluviométrica acumulou incríveis 275 mm, tornando a situação ainda mais desafiadora para a população local. Segundo dados da administração municipal são mais de 1.500 famílias afetadas pelas chuvas. Dezenas delas foram obrigadas a deixar suas casas e foram acolhidas no Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães e no pavilhão do bairro Sagrada Família, um dos bairros mais atingidos pelas chuvas.

Situação de emergência

Ainda na tarde de sábado (28), o prefeito Carlinhos Turatto assinou o decreto n° 20.061 declarando Situação de Emergência em todo o território do município. Como medida preventiva, o decreto estabelece que as aulas em toda rede pública do município estão suspensas na próxima segunda-feira, dia 30 de outubro.

Ainda segundo dados da assessoria do município, o acumulado de chuvas dos últimos dias é o maior já registrado em 45 anos.

Ações de recuperação

À medida que as chuvas dão uma trégua, os esforços para a recuperação e limpeza do município estão em pleno andamento. A Secretaria de Saúde já está mobilizada na limpeza da Unidade de Pronto Atendimento (UPA), enquanto a equipe da Secretaria de Viação, Obras e Serviços Urbanos trabalha incansavelmente na limpeza do parque de máquinas do município e ruas pela cidade.

A Secretaria de Desenvolvimento Rural, Meio Ambiente e Recursos Hídricos também está fortemente envolvida nos esforços de recuperação. Além dos esforços governamentais, voluntários e clubes de serviço da comunidade estão unindo forças para ajudar a cidade a se recuperar dessa situação desafiadora.

Enquanto o Rio Jirau ainda se encontra fora do leito, especialmente no Bairro Sagrada Família, pede-se a compreensão e a paciência da população. O local ainda é considerado perigoso, e aqueles que não estão diretamente envolvidos nas operações de resgate e atendimento são aconselhados a evitar a área. Algumas famílias começam a retomar suas residências à medida que o nível das águas vai baixando.

Os atendimentos de saúde continuam sendo realizados no Hospital Pro-vida, garantindo que as necessidades médicas da população sejam atendidas de maneira adequada.

Para aqueles que desejam contribuir e fornecer assistência, os locais de recebimento de doações continuam sendo a Casa da Amizade, o Ginásio Teodorico Guimarães e a sede da APMI (Associação de Proteção à Maternidade e à Infância). A Secretaria de Assistência Social e Cidadania está solicitando a doação de material de limpeza também.

*Mais de 1.500 famílias foram atingidas pelas fortes chuvas no município. Dezenas delas foram levadas para o Ginásio de Esportes Teodorico Guimarães. Fotos: Assessoria de Dois Vizinhos.

Fonte: portaldoromeu.com.br

Beltrão Agora

Notícia relacionada