Cresol amplia projetos de educação financeira e atende mais de 23 mil crianças e jovens

 Cresol amplia projetos de educação financeira e atende mais de 23 mil crianças e jovens

Foto: Assessoria Cresol

educação financeira é um dos pilares fundamentais da atuação da Cresol, que tem como missão gerar o desenvolvimento de seus cooperados, de seus empreendimentos e da comunidade em que está inserida. Com esse propósito, a cooperativa desenvolve projetos e ações direcionados para diferentes públicos, com foco em temas como planejamento financeiro, sustentabilidade, empreendedorismo e liderança.

Uma das frentes de atuação da Cresol é levar o cooperativismo e a educação financeira para o espaço escolar, contribuindo para um modelo de sociedade em que as pessoas compreendam ainda mais sobre o papel da cooperação, uso adequado do dinheiro, consumo consciente e importância do planejamento financeiro, com base em comportamentos éticos e sustentáveis.

Os projetos educacionais do Sistema Cresol integram uma estratégia que envolve a participação das secretarias de Educação, escolas, professores, multiplicadores, crianças, jovens e familiares. Somente no último ano, as ações impactaram diretamente mais de 23 mil crianças e jovens, em mais de 500 escolas parceiras em 14 estados do país. Os números representam uma expansão dos programas, que em 2022 haviam alcançado 15 mil crianças e jovens.

No Ensino Fundamental, são aplicados os projetos Mesadinha e sua Turma (3º ano), Um Olhar para o Futuro (4º e 5º ano) e Poupe Poupe (6º ano). Completando a trilha da educação financeira na escola, os alunos da 2ª série do Ensino Médio podem participar do Juventude Cooperativista. 

E fora do ambiente escolar o acompanhamento é contínuo, com os projetos Juventude Conectada, Potencializa Elas, Parceiras Cresol, Sucessão Familiar, Ativa Idade, entre outras iniciativas de desenvolvimento pessoal e profissional. “Acreditamos que a educação financeira é fundamental para o desenvolvimento sustentável e para a construção de um futuro financeiramente seguro para as próximas gerações”, destaca Cledir Magri, presidente da Cresol Confederação. 

“Com nossos projetos, acompanhamos o crescimento das crianças e continuamos apoiando no início da fase adulta. Quando esses jovens já estão se estabelecendo profissionalmente, também estamos juntos, para contribuir com conhecimentos e orientações importantes em cada momento da vida”, comenta o presidente do Cresol Instituto, Alzimiro Thomé.

Ana Laura Cansanção dos Santos, de 9 anos, é aluna do Centro Educacional Opção, na cidade de Pão de Açúcar, em Alagoas. Ela foi uma das crianças que participaram do Projeto Mesadinha e Sua Turma em 2023 e descobriu cedo os benefícios da educação financeira e de integrar uma cooperativa de crédito. Ao finalizar o curso, procurou a agência da Cresol de Pão de Açúcar, com o dinheiro do seu cofrinho, para se tornar uma cooperada Cresol.

Continua após a publicidade

Para Ana Laura, participar do Mesadinha e Sua Turma foi uma experiência fantástica. “Aprendi que podemos produzir e consumir de forma sustentável. Fizemos uma feira de empreendedorismo, vendemos bolo de milho e de macaxeira, tudo feito com produtos da agricultura familiar, como mostrou no livrinho. Aprendemos a calcular o que gastamos e como ter lucro na feira. Meu grupo juntou dinheiro para nossa festinha de confraternização sem pedir ajuda financeira aos nossos pais”, explica com orgulho.

A motivação para se tornar uma cooperada da Cresol veio depois de uma palestra na escola. “Aprendi que meu dinheiro pode aumentar mais do que no cofrinho em casa, ficando investido, posso poupar para gastar com o que realmente eu preciso. Baixei o aplicativo e fico acompanhando meu rendimento todo dia. Minha mesada e meus presentes são Pix, porque fica guardado para quando eu precisar investir no futuro. Aprendi também que eu sendo cooperada posso ajudar outros cooperados e ainda posso ter lucro no final do ano”, completa a estudante. 

Em 2024, a Cresol pretende ampliar o alcance dos projetos, que estão iniciando no mês de abril. Ainda, outras iniciativas se somam ao compromisso de difundir o cooperativismo e a educação financeira: a cooperativa participa ativamente da Global Money Week, realizada em março, e da Semana Nacional de Educação Financeira (Senef), que acontecerá de 13 a 19 de maio. 

Sobre a Cresol

Com 28 anos de história, mais de 900 mil cooperados e 857 agências de relacionamento em 19 Estados, a Cresol é uma das principais instituições financeiras cooperativas do País. Com foco no atendimento personalizado, a Cresol fornece soluções financeiras para pessoas físicas, empresas e empreendimentos rurais.

Fonte: Assessoria Cresol

Redação Beltrão Agora

Notícia relacionada