Consumidores de Francisco Beltrão pretendem fazer compras na Black Friday 2023

Centro comercial de Francisco Beltrão/Darce Almeida/Acefb
Pesquisa contratada pela Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap), ao grupo Datacenso, e apresentada para colaboradores ligados à associações empresariais do Estado na tarde de terça-feira, 7 de novembro, mostra a intenção de compra do consumidor paranaense para a Black Friday (realizada na última sexta-feira de novembro).
As entrevistas foram realizadas por telefone com 605 consumidores entre os dias 30 de outubro a 1º de novembro de 2023, nas cidades de Curitiba, Ponta Grossa, Guarapuava, Maringá, Cascavel, Londrina e Francisco Beltrão. A margem de erro é de 4%, considerando o grau de confiança de 95%, satisfatório para uma análise estatística.
No campo “local onde pretende fazer as compras da Black Friday”, dos 81 beltronenses pesquisados, 62% responderam que irão comprar pela internet e 33% em lojas físicas (de rua).
Já no campo “valor médio que pretende gastar”, o beltronense deve gastar R$ 1.750, 51.
Quanto ao perfil dos entrevistados, mais da metade pertence ao gênero feminino, com faixa etária entre 26 a 35 anos, seguido de 36 a 45 anos e 46 a 55 anos, cuja renda familiar predominante de R$ 2.641 a R$ 6.600, seguida de R$ 6.601 a R$ 13.200.
Produtos
Os produtos mais citados que os consumidores pretendem comprar são celulares, tablets, roupas, linha branca (máquina de lavar, geladeira, freezer, fogão, micro-ondas, forno etc) e eletroportáteis (liquidificador, batedeira, multiprocessador, pipoqueira, sanduicheira, grill, aspirador e etc.)
Cenário favorável
De acordo com o presidente da Faciap, Fernando Moraes, o cenário atual está mais favorável ao consumo neste ano em relação ao ano passado, especialmente quando olhamos para os indicadores de redução de inflação, desemprego e taxa de juros.
Ticket médio
A pesquisa aponta que a estimativa da média do valor que os consumidores pretendem gastar na Black Friday é de R$ 1.678,66. Os dados mostram também que os consumidores de Cascavel (R$ 1.892,73), seguidos pelos de Curitiba (R$ 1.832,50) são os que mais vão gastar com as compras. Já os de Maringá são os que pretendem desembolsar menos (R$ 1.273,45).
Por gênero, os homens irão gastar mais que as mulheres. Por faixa etária, os mais velhos, com mais de 55 anos e os de 26 a 35 anos, são os que mais irão desembolsar.
William Madruga, presidente da Associação Empresarial de Francisco Beltrão (Acefb), avalia a pesquisa como uma oportunidade de bons negócios, tanto para consumidores quanto para os comerciantes. “É interessante porque essas pesquisas acontecem em datas especiais como Natal, Dias das Mães, entre outras. Até para se entender qual a expectativa do comerciante e do consumidor. Dessa forma, o nosso associado pode ter uma base para realizar suas ações de vendas”.
Outro ponto sublinhado por William é que a maioria dos entrevistados demonstraram que em 2022 não fizeram compras no Black Friday e neste ano pretendem comprar. “Inclusive a pesquisa será entregue para todos os associados da Acefb para que eles possam tomar suas decisões para garantir sucesso em seus negócios”.
A pesquisa completa pode ser conferida no site acefb.com.br.
Fonte: Assessorias/Faciap e Acefb