Confira qual o valor do dólar para real nesta quarta-feira (19)

 Confira qual  o valor do dólar para real nesta quarta-feira (19)

Foto: Internet

O valor do dólar hoje, na manhã desta quarta-feira, 19 de junho, apresentou alta de 0,01%. Desta forma, o dólar para real ficou com a cotação de R$5,436 para compra e de R$5,437 para venda, mantendo-se mais barato para quem busca comprar dólar, especialmente para turismo.

Por que o dólar caiu nos últimos dias?

Apesar do dólar apresentar alta em alguns momentos, a moeda norte-americana tem fechado em queda nos últimos dias. O mercado de valores é volátil e sofre interferência direta de acontecimentos pelo mundo. Um dos fatores na atualidade é a guerra na ucrânia, por conta das sanções impostas à Rússia como represálias pela invasão.

Comprar dólar em Belém

Comprar dólar em Belém em espécie é uma missão que passa pela busca às casas de câmbio ou bancos. Mas, atenção com as taxas. Elas variam bastante entre uma instituição e outra. Portanto, a pesquisa segue sendo fundamental para fazer uma boa compra de dólar.

A forma mais prática para encontrar uma instituição autorizada mais próxima de você é pelo aplicativo Câmbio Legal, que funciona para Android e para iOS. A ferramenta foi desenvolvida pelo Banco Central do Brasil e também abre possibilidade para que o usuário consulte o VET (Valor Efetivo Total) cobrado em cada operação.

Existe uma recomendação do Banco Central para que se evite a utilização do mercado paralelo, porque não há garantia de que a moeda estrangeira é, de fato, autêntica ou é dólar falsificado. 

Dólar com IOF

Enquanto as instituições financeiras praticam suas próprias taxas, o IOF (Imposto sobre Operações Financeiras) é sempre o mesmo valor de 1,1%.

Dólar para Real: como fazer câmbio

Existem várias ferramentas que se propõem a fazer a conversão, no entanto, a mais indicada é a do próprio Banco Central do Brasil, que pode ser acessada pela web

O que define quantos reais são precisos para comprar um dólar é a relação entre as economias dos países. Esta conta leva em consideração alguns fatores básicos, como: turismo internacional, taxa de juros e mudanças políticas e crises no país.

Quais são os tipos do dólar?

O dólar é comercializado em três modalidades básicas no Brasil:

  • Dólar comercial: um dos tipos que mais oscila durante o dia, o dólar comercial é usado em transações na bolsa de valores no que diz respeito a importações e exportações.
  • Dólar turismo: muito comum entre os ‘mochileiros’, o dólar turismo é aquele usado por quem vai viajar e se depara com a necessidade de comprar ou vender a moeda. O preço é mais alto porque é direcionado apenas a Pessoas Físicas (CPF).
  • Dólar paralelo: considerado ilegal atualmente, o dólar paralelo já teve seu período na legalidade, especialmente na década de 90, quando foi criado sob a alegação de comercializar dólar a um valor abaixo do de turismo.

Fonte: OLiberal.com

Redação Beltrão Agora

Notícia relacionada