Condomínio do Idoso de Francisco Beltrão recebe melhorias
Um encontro emocionante realizado nesta semana marcou a entrega oficial de várias melhorias no Condomínio do Idoso de Francisco Beltrão, que é mantido pela prefeitura e coordenado pela secretaria municipal de Assistência Social, através do Programa Nossa Gente na Melhor Idade. Localizado no bairro Luther King, o espaço possui 18 moradias que atendem atualmente 18 idosos.
São beneficiários do programa idosos que não possuam familiares responsáveis ou capacitados para atendê-los, não possuam residência própria, estejam em situação de vulnerabilidade social, tenham condições de gerir suas atividades cotidianas e residam no município há mais de dois anos.
Foram realizadas várias melhorias externas, pintura nas casas e adequação das calçadas para melhor acessibilidade. O custeio das melhorias foi viabilizado com recursos do Fundo Municipal dos Direitos do Idoso, através da Campanha Tributo à Cidadania. A programação foi iniciada com uma linda apresentação do Coral do Programa Nossa Gente na Melhor Idade, coordenado pelo instrutor Daniel Mirck.
Dois moradores do condomínio emocionaram a todos ao relatarem a melhoria na qualidade de vida que tiveram a partir do momento que foram acolhidos no local. Dona Mercedes Campos Marchesi reside no condomínio há 22 anos e Gervásio Richard há pouco mais de um ano. Segundo eles, o fato de terem o teto próprio e o tratamento carinhoso que recebem mudaram completamente as suas vidas.
Continua após a publicidade
Também se pronunciaram a secretária de Assistência Social, Nádia Bonatto, a coordenadora do Programa Nossa Gente na Melhor Idade, Lucélia Bortot e o responsável pelo Disque Idoso Municipal e vice-presidente do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, Valtemir Gomes, que enalteceram a importância das melhorias e do espaço para atender os idosos que necessitam.
Nádia também enfatiza que está em fase de construção um novo condomínio para atender os idosos do município, com 40 casas. O projeto está sendo executado na Cidade Norte e foi viabilizado por meio de parceria da prefeitura com o Governo do Estado, através da Cohapar.
Também foi prestada homenagem para o casal Leonir e Lenir Tognon, já falecidos, pela importância que tiveram na coordenação do Grupo de Idosos do bairro Vila Nova. Tanto que a rua do condomínio foi denominada de Leonir Tognon, como forma de reconhecimento. A família estava representada pela filha Geovana e pela nora Izabel Toller Tognon. Além disso, foi merecedor de homenagem Waldemar Machado, que coordenou as obras.
Fonte: Assessoria