Chuva forte causa estragos no Paraná

 Chuva forte causa estragos no Paraná

Foto: Marcos Seilon Amâncio

A chuva forte registrada desde a tarde de quinta-feira (23) causou estragos e deixou a cidade de General Carneiro, na região central do Paraná, em alerta para a possibilidade de alagamentos.

As informações são da Defesa Civil do município, que está monitorando o volume de chuvas.

General Carneiro era uma das 251 cidades com alerta de tempestade emitido pelo Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) para o período. No sudoeste do estado, as chuva e ventos fortes também causam diversos estragos.

De acordo com a Defesa Civil, apenas na noite de quinta (23) para sexta-feira (24) a chuva acumulou 95 milímetros de precipitação acumulada em General Carneiro.

Um deslizamento derrubou uma mureta e a lateral de uma rua e o barro chegou a atingir uma casa na baixada do terreno nas proximidades da BR-153, na saída sul da cidade. Ninguém se feriu.

A Defesa Civil emitiu um alerta para moradores e comerciantes sobre a possibilidade de transbordo do Rio Jangada, recomendando que erguessem móveis, objetos e produtor para evitar estragos.

O nível do rio subiu mais de um metro de um dia para o outro, segundo o monitoramento hidrológico da Copel, mas até a publicação desta reportagem não foram registrados alagamentos.

Previsão do tempo

De acordo com o Sistema de Tecnologia e Monitoramento Ambiental do Paraná (Simepar), os períodos da madrugada e manhã desta sexta-feira (24) foram de chuva em grande parte do estado do Paraná.

“Sexta-feira de tempo instável no Paraná, em função do gradual avanço da frente fria. Áreas e linhas de instabilidade provocam pancadas de chuva e descargas elétricas nas regiões paranaenses, com condições favoráveis para ocorrência de temporais, principalmente entre a madrugada e a manhã. Durante a tarde a chuva perde força, mas ainda com presença de muita nebulosidade. O anoitecer será gelado, devido à incursão de um ar polar sobre o estado, afirma o órgão.

A chuva deve cessar no sábado (25), e o destaque fica por conta do forte resfriamento, aponta o Simepar.

“Faz bastante frio no amanhecer, principalmente na metade sul do estado e, de tarde, as temperaturas ficam amenas”, detalha.

Para General Carneiro, o órgão prevê 1,5 mm de chuva nesta sexta (24), tempo seco no final de semana e 6.4 mm de precipitação acumulada na segunda-feira (27).

No sábado (25) e no domingo (26) as temperaturas podem chegar a 5ºC e não devem passar de 13ºC.

Fonte: g1.com

Redação 3

Notícia relacionada