Câmara homenageia o movimento da Lareira pelos 50 anos de atuação

 Câmara homenageia o movimento da Lareira pelos 50 anos de atuação

Foto: Assessoria

Nesta segunda-feira (06), a Câmara Municipal de Francisco Beltrão entregou moção de reconhecimento ao trabalho desenvolvido pelos grupos do movimento chamado Lareira, que é composto por casais que praticam os ensinamentos da vida cristã.

A proposição é do vereador Silmar Gallina (PSDB) e foi aprovada por unanimidade. A justificativa é de que o movimento Lareirista é um movimento de Casais para Casais, que busca fortalecer e ajudar as famílias na espiritualidade conjugal e vivência comunitária, inserindo-os nas pastorais. Tem como objetivo incentivar o casal a tomar consciência de sua ação e vivência evangelizadora em família e também sua missão na Igreja através dos trabalhos nas pastorais.

Participaram da entrega da moção representantes de cerca de 20 grupos de Lareira de Francisco Beltrão. Estiveram presentes ainda o bispo da Diocese, Dom Edgar Xavier Ertl e o secretário chefe de gabinete do Executivo, Alaércio Corazza, que representou o prefeito Cleber Fontana.

Em suas considerações, o vereador Silmar Gallina, proponente da homenagem, destacou que o movimento lareirista é importantíssimo para a comunidade, porque serve com uma luz e um alento para muitas famílias. Ele lembrou parte da história da Lareira, que surgiu na Paróquia de Nossa Senhora Aparecida do Navio, Cidade e Diocese de Lages, Estado de Santa Catarina, em agosto do ano de 1973. A primeira Lareira de Francisco Beltrão deu-se em 09, 10 e 11 de novembro de 1990, com 34 casais, no Salão Pedro Granzotto. Casal Reitor Rogério e Eunice Antunes e Diretor Espiritual o Padre Natalício José Weschenfelder. O Movimento de Lareira de Francisco Beltrão começou em 1990 e nos seus 33 anos de fundação, já realizou 91 retiros com 3.400 casais. Atualmente os retiros são realizados na Casa de Formação Divino Mestre, Monte Tabor.

Continua após a publicidade

“Esses encontros serviram para mudar a vida de muitas famílias, fazendo um papel social, muito além de apenas espiritual. Reconhecer tudo isso é o mínimo que o Legislativo poderia fazer, por isso, agradeço o apoio dos demais colegas e a todos os membros da lareira que prestigiaram essa homenagem por terem trabalhado todos esses anos”, comentou Gallina.

Em nome dos homenageados, compuseram a mesa de honra o casal reitor, Milton e Neusa. Em seu pronunciamento, Milton agradeceu a homenagem e destacou que o reconhecimento fortalece o trabalho de todos os grupos de lareira, incentivando ainda mais a atuação junto a comunidade. Quem também se pronunciou foi o Bispo, Dom Edgar, que apontou que no mundo teológico os aplausos não são necessários, mas na vida humana eles são fortes instrumentos de incentivo e de valorização. “Que esse reconhecimento à esse movimento seja fortalecedor e o engrandeça ainda mais”, disse Dom Edgar.

Quem presidiu a homenagem foi o vereador Junior Nesi. Ele também citou a importância do movimento da lareira e destacou que o Legislativo tem como uma das funções promover aquilo que é bom para a população. “Homenagear é incentivar. E se algo da certo e faz bem, precisa ser incentivado, por isso, essa homenagem é tão representativa”, disse o presidente.

Fonte: Assessoria

Beltrão Agora

Notícia relacionada