Avançam as obras do Condomínio do Idoso em Francisco Beltrão
Em breve a população idosa de Francisco Beltrão será contemplada com o condomínio do Idoso, que está sendo construído na Cidade Norte por meio de parceria da prefeitura com o Governo do Estado, através da Cohapar. Trata-se de um condomínio fechado, onde os beneficiários, pessoas de baixa renda, desfrutam de um local adequado às suas necessidades, proporcionando mais qualidade de vida com atendimento nas áreas de saúde e assistência social, além do estímulo à prática coletiva de atividades físicas, culturais e de lazer.
Estão sendo construídas 40 casas de alvenaria em um terreno de 11.000 m² doado pela prefeitura. O condomínio será horizontal, com completa infraestrutura de saúde, assistência social, lazer, praça de convivência, biblioteca, sala de informática, academia ao ar livre, salão de festas e horta comunitária. Serão beneficiadas pessoas com idade a partir de 60 anos, com aluguel mensal com valor de apenas 15% de um salário mínimo, o equivalente atualmente a R$ 212,00. Os valores arrecadados são reinvestidos na política habitacional, inclusive com a construção de novos empreendimentos desta modalidade.
Nesta semana foi celebrado o Dia Nacional e Internacional da Pessoa Idosa. A prefeitura, através da Secretaria Municipal de Assistência Social, programou várias atividades que serão realizadas ao longo do mês de outubro. Como parte dessa programação, nesta quinta-feira (03) integrantes dos Conselhos Municipais dos Direitos do Idoso e de Assistência Social visitaram as obras do Condomínio do Idoso para acompanhar o andamento do projeto.
Continua após a publicidade
Além desta visita, estão previstas apresentações do Coral do Programa Nossa Gente na Melhor Idade e outras ações, como artesanato, zumba, ginástica, teatro e oficina da memória, além de duas oficinas em parceria com a UTFPR, uma de tábuas de frios e outra de sabonetes artesanais. Também estão sendo contemplados os três Centros de Convivência Intergeracionais da prefeitura (Sensibilizar, Adelíria Meurer e Ceju), que juntos atendem quase 200 pessoas idosas em situação de vulnerabilidade social, através do Serviço de Convivência e Fortalecimento de Vínculos.
As atividades tem como temática central “eu e a sociedade”, com encontros para debater o respeito e a valorização da pessoa idosa, a importância da participação social, compreendendo melhor o funcionamento do Conselho Municipal dos Direitos do Idoso, o serviço do Disque Idoso Municipal e as políticas públicas voltadas à pessoa idosa.
Para Nádia Bonatto, secretária de Assistência Social, “essas atividades são essenciais para fortalecer o protagonismo das pessoas idosas, promovendo a conscientização sobre seus direitos e a importância da participação social. Ao discutir temas como o respeito à pessoa idosa, garantimos que elas estejam mais informadas e ativas na sociedade, contribuindo para um envelhecimento mais digno e participativo”.
Fonte: Assessoria