Amélia Hruschka, ex-deputada estadual do Paraná, morre aos 91 anos
A ex-deputada estadual do Paraná Amélia Hruschka morreu, aos 91 anos, nesta quinta-feira (19), em Campo Mourão, no centro oeste do Paraná.
O anúncio foi feito pela família, que destacou a trajetória política de Hruschka.
Amélia exerceu dois mandatos como deputada estadual. Ela exerceu o primeiro mandato de 1983 a 1987 e foi reeleita para um segundo mandato, que exerceu de 1987 a 1991. No período, ela foi uma das únicas duas mulheres a ocupar o cargo.
Na Assembleia Legislativa do Paraná (Alep), Amélia foi responsável pela proposta de lei que emancipou o município de Luiziana, também no centro oeste do Paraná. O ato foi destacado pela família como um exemplo da “dedicação às causas de desenvolvimento regional e bem-estar social”.
Nascida no interior de São Paulo, ela se formou em Direito e iniciou sua trajetória política em Campo Mourão, no Paraná, onde viveu grande parte da vida.
Casada com Alfonso Germano Hruschka, também figura política no município, Amélia entrou para a política nos anos 1970.
O velório da ex-deputada ocorre a partir das 17h desta quinta-feira (19), no Prever, em Campo Mourão. O edifício está localizado na Avenida Goioere, 3128.
Vereadora mais votada de Campo Mourão
Antes da passagem pela Alep, Amélia foi vereadora em Campo Mourão, cargo que desempenhou entre os anos de 1977 e 1982.
Na eleição que a levou para a Câmara Municipal, foi considerada a vereadora mais votada da história da cidade.
“Durante sua trajetória, ela foi responsável pela criação de dezenas de creches em todo o estado do Paraná, oferecendo suporte para a educação infantil. Amélia também se dedicou a incentivar a autonomia feminina, motivando inúmeras mulheres a buscarem independência através da formação de clubes de mães, fortalecendo as redes de apoio e desenvolvimento comunitário”, destacou a família.
Fonte: G1